quinta-feira, 16 de abril de 2009
Andar na Moda ou estar na Moda?
Estar na moda não é vestir-se com as últimas tendências. Ao contrário, estar na moda é ajustar o seu estilo, corpo e modo de vida ao que vulgarmente se diz “em voga”. A pessoa que usa tudo o que vê nas montras, corre o sério risco de ficar ridícula ou, pelo menos, demasiado “apelativa”.
À medida que o tempo passa os média têm moldado as pessoas, deixando-as sobre um mesmo padrão de vida. Os mesmos actos, as mesmas roupas, as mesmas vontades, os mesmos caminhos... Na prática é como se vivêssemos dentro de um anúncio da televisão. Sim, porque hoje são eles que ditam o nosso dia a dia, dizendo o que vestir, o que comer, o que fazer, onde ir; e absorvemos todas estas informações, mesmo sem a menor intenção.
Quando nos apercebemos estamos a usar aquela blusa amarela com bolinhas azuis que determinada actriz usou para um filme ou telenovela, para seduzir aquele actor que considera bonito, tão elegante… Mas a verdade e que nem sequer gosta da blusa! São tudo efeitos psicológicos produzidos por uma gigantesca máquina que se chama Marketing.
Aqui reside o factor “força de vontade”, ou “vontade própria”. Não interessa o que a sociedade impõe; nós é que devemos impor as nossas vontades, porque a moda existe para todos os estilos, e apenas necessitamos de encontrar o melhor que se adequa a cada um de nós. Mais, lembre-se que o que veste diz muito sobre a sua pessoa...
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Moda: Tendências
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Questões frequentes do dia a dia
O meu cabelo é muito fino. Como lhe posso dar mais volume?
O cabelo fino precisa antes de mais de um corte. O comprimento não deve passar dos ombros, com um leve desfiado nas pontas para dar movimento. Um truque que continua a dar resultado, é virar a cabeça para baixo levantar os fios com os dedos enquanto aponta o secador para as raízes. Não use o ar muito quente, não há volume que resista. Champôs e condicionadores com proteínas são produtos que costumam fazer efeito. Sprays com queratina que reforçam a fibra capilar também são eficazes. Já finalizadores como gel e mousse dão volume mesmo. Pena que só funcionem até a próxima lavagem…
Nasci com um drama. O meu cabelo é grosso e ondulado, por isso tenho que o usar sempre curto.
Hoje em dia, esse drama não tem razão para existir. A quantidade, qualidade e variedade de produtos que encontramos no mercado, permitem-nos tratar do cabelo de maneira a que cresça sempre liso e macio. Quando atingir um comprimento razoável, as suas amigas vão provavelmente invejar o seu cabelo, porque além de ondulado pode alisar o mesmo com extrema facilidade. Consulte um bom profissional e garantimos que ficará surpreendida.
Se eu quero um bom trabalho, devo dirigir-me a um cabeleireiro caro?
Não. Essa é uma imagem incutida pelos profissionais de marketing. Não se esqueça de que muitos salões com o mesmo nome pertencem a uma só pessoa. Ora, como é evidente, ela não pode estar em todos ao mesmo tempo. A não ser que tenha profissionais competentes a trabalhar nos seus salões, então exija que o seu cabelo seja apenas tratado pelo profissional que deu fama e nome aos seus salões.
Podem-me aconselhar um bom cabeleireiro?
Existem centenas de profissionais capazes de executar um serviço com qualidade. O conselho que podemos dar: fale com as suas amigas. Se tiver a vontade para isso, não se iniba de perguntar a outra pessoa onde trata o cabelo. Ficaria admirada com a quantidade de pessoas que fazem isso.
O meu cabeleireiro deixou de se actualizar, e eu gosto de andar na moda. Mas é seguro para o meu cabelo começar de repente a ir a outro?
Não só é seguro como aconselhável. Não estamos a falar de uma operação cirúrgica, mas sim de tratamento capilar. No entanto, quando mudar, procure sempre ter a certeza de que vai colocar o seu cabelo nas mãos de um bom profissional e, acima de tudo, mantenha-se fiel aos seus princípios.
Tenho o cabelo curto. Posso usar extensões?
A não ser que não tenha cabelo, é quase sempre possível aplicar extensões sem qualquer dificuldade. Aconselhe-se com um bom profissional, até porque as extensões existem com vários tamanhos.
Lavo o cabelo diariamente. Posso usar o secador?
O ideal seria deixar secar o cabelo naturalmente, ou aplicar-lhe apenas uma pré-secagem, o que não significa que usando produtos adequados o possa fazer. Esta prática seria mais útil se o cabelo for muito fino ou oleoso.
terça-feira, 7 de abril de 2009
6 mitos sobre cabelos
MITO. Lavar ajuda a soltar os fios de cabelo que já estão em fase de queda e que irão cair de qualquer maneira. Não é verdade que a água faz com que eles caiam. É bom lembrar também que há fases em que os cabelos caiem mais do que outras, o que é absolutamente normal.
2- Cortar regularmente evita a queda de cabelo.
MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influencia na queda do cabelo. Na verdade, os fios de cabelos são lijeiramente mais grossos na base do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte.
3- Alguns Desportos danificam o cabelo.
MITO. Actividades desportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à cálvice ficarão calvos independentemente do desporte ou actividade física.
4- A caspa não influencia na queda.
MITO. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação (irritação) produz sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas, formando crostas, e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Ao enxaguarmos os cabelos, o ideal é remover os condicionadores por completo tendo atenção ao couro cabeludo (resíduos podem ocasionar caspa). Fora isso, o stress é um dos factores que mais desencadeiam esse processo. Outro factor é o aumento do número de fungos usuais do couro cabeludo. Para o tratamento, deve utilizar shampoos anti-inflamatórios, antifúngicos, normalizadores da descamação ou um que tenha tudo isso associado.
5- A água do mar não é boa para os cabelos oleosos.
MITO. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.
6- Se o cabelo branco for arrancando,poderá nascer outro na mesma zona
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor ao cabelo. Em geral, é condição geneticamente que determina essa situação. E não vale a pena arrancar...
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Calvice feminina: Um problema da Mulher Moderna
O Stress é um dos principais factores que desencadeiam o problema, seguido por herança genética, vida sedentária, problemas de saúde e má alimentação
A calvice não é exclusividade dos homens, há cada vez mais mulheres a sofrer com a queda severa dos fios de cabelo. E os primeiros sintomas aparecem cada vez mais cedo, por volta dos 25 anos de idade. Segundo dados da Fundação de Estudos da Calvice da Universidade de Bolonha (Itália), cerca de 30% das mulheres tendem a ter algum tipo de problema de calvice e o stress é um dos principais factores que aceleram o processo de queda dos fios de cabelo. Além do stress, herança genética, vida sedentária, problemas de saúde e má alimentação podem estar entre os motivos que fazem o cabelo cair sem parar. Cerca de 30% das mulheres
"O cabelo tem um papel determinante na imagem, tanto para homens como para mulheres, pelo que o seu enfraquecimento pode transformar-se num pesadelo."
"Uma mulher possui à volta de 100 mil fios de cabelo, à excepção das ruivas que têm menos cabelo, e das loiras que têm mais. Cerca de 30 por cento do cabelo pode cair durante a meia-idade como parte do processo de envelhecimento." É então que o médico vai recomendar o tratamento reequilibrante adequado a cada paciente. Reequilibrar o couro cabeludo significa reduzir a quantidade excessiva de gordura que, em geral, circunda a raiz dos cabelos das pessoas que enfrentam queda acelerada do cabelo. Gordura no couro cabeludo tem que estar na quantidade ideal, para que haja a formação de uma barreira de protecção natural contra a perda de água e o ataque de agentes invasores, como fungos e bactérias. A inflamação crónica do couro cabeludo, aliada ao excesso de gordura, faz com que os cabelos fiquem cada vez mais fracos, curtos, finos, sem cor e com queda acelerada. |
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Os penteados mais famosos do cinema
20 mil pessoas participaram da sondagem, que incluiu Sienna Miller no filme ainda inédito em Portugal, "Factory girl". Ela vive Edie Sedgwick, ícone dos anos 60 e a musa de Andy Warhol. Em penúltimo lugar, ficou a Cleópatra de Elizabeth Taylor. Na oitava posição, Rita Hayworth como Gilda.
O sétimo lugar ficou com Elvis Presley e o seu penteado no filme "Jailhouse Rock". O rei do rock ficou atrás do sex symbol James Dean, no filme "Rebelde sem Causa". Uma Thurman e o seu corte chanel, em "Pulp Fiction", ficou em quinto.
A disputa foi apertada entre estes três. John Travolta, em "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", ficou em quarto lugar. Perdeu para a "Bonequinha de Luxo" de Audrey Hepburn, que teve 13% dos votos. Em segundo lugar ficou Marge Simpson, apontada como a dona do penteado inesquecível por 16% dos participantes.
E o penteado mais famoso do cinema são os coques da princesa Leia, da saga“Star Wars”. A heroína imortalizada pela actriz Carrie Fisher foi eleita com 35% dos votos. Merecido, não?