terça-feira, 7 de abril de 2009

6 mitos sobre cabelos

1- Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda de cabelo.
MITO. Lavar ajuda a soltar os fios de cabelo que já estão em fase de queda e que irão cair de qualquer maneira. Não é verdade que a água faz com que eles caiam. É bom lembrar também que há fases em que os cabelos caiem mais do que outras, o que é absolutamente normal.

2- Cortar regularmente evita a queda de cabelo.
MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influencia na queda do cabelo. Na verdade, os fios de cabelos são lijeiramente mais grossos na base do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte.

3- Alguns Desportos danificam o cabelo.
MITO. Actividades desportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à cálvice ficarão calvos independentemente do desporte ou actividade física.

4- A caspa não influencia na queda.
MITO. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação (irritação) produz sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas, formando crostas, e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Ao enxaguarmos os cabelos, o ideal é remover os condicionadores por completo tendo atenção ao couro cabeludo (resíduos podem ocasionar caspa). Fora isso, o stress é um dos factores que mais desencadeiam esse processo. Outro factor é o aumento do número de fungos usuais do couro cabeludo. Para o tratamento, deve utilizar shampoos anti-inflamatórios, antifúngicos, normalizadores da descamação ou um que tenha tudo isso associado.

5- A água do mar não é boa para os cabelos oleosos.
MITO. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

6- Se o cabelo branco for arrancando,poderá nascer outro na mesma zona
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor ao cabelo. Em geral, é condição geneticamente que determina essa situação. E não vale a pena arrancar...

Sem comentários:

Enviar um comentário