segunda-feira, 6 de abril de 2009

Calvice feminina: Um problema da Mulher Moderna





O Stress é um dos principais factores que desencadeiam o problema, seguido por herança genética, vida sedentária, problemas de saúde e má alimentação







A calvice não é exclusividade dos homens, há cada vez mais mulheres a sofrer com a queda severa dos fios de cabelo. E os primeiros sintomas aparecem cada vez mais cedo, por volta dos 25 anos de idade.

 

Segundo dados da Fundação de Estudos da Calvice da Universidade de Bolonha (Itália), cerca de 30% das mulheres tendem a ter algum tipo de problema de calvice e o stress é um dos principais factores que aceleram o processo de queda dos fios de cabelo.

 

Além do stress, herança genética, vida sedentária, problemas de saúde e má alimentação podem estar entre os motivos que fazem o cabelo cair sem parar.

A boa notícia é que já existe tratamento para todos os casos, principalmente quando diagnosticados na fase inicial do problema. A tecnologia e a medicina têm desenvolvido soluções que prometem acabar com a queda do cabelo e fazer renascer uma vasta “cabeleira”, até mesmo quem já perdeu todas as esperanças de voltar a ter um cabelo saudável.

 

 

                            Cerca de 30% das mulheres 
                              tendem a ter algum tipo de 
                                    problema de calvície


Nas mulheres, diferente de como acontece com os homens, os fios cabelos ficam fracos por toda a extensão da cabeça, o que dá ao cabelo um aspecto enfraquecido acabando por influenciar todo o visual. Quanto mais fios de cabelo, maior é a garantia de uma aparência jovem, bonita e saudável, ao contrário, com a queda e o enfraquecimento dos fios, a mulher infelizmente ganha alguns anos.

"O cabelo tem um papel determinante na imagem, tanto para homens como para mulheres, pelo que o seu enfraquecimento pode transformar-se  num pesadelo."


Se a queda está acelerada, os tratamentos actuais conseguem fazer uma análise profunda do fio e do couro cabeludo para detectar a origem do problema. Segundo vários especialistas, uma avaliação completa deve ser feita na paciente, antes de iniciar o tratamento.

"Uma mulher possui à  volta de 100 mil fios de cabelo, à excepção das ruivas que têm menos cabelo, e das loiras que têm mais. Cerca de 30 por cento do cabelo pode cair durante a meia-idade como parte do processo de envelhecimento."

É então que o médico vai recomendar o tratamento reequilibrante adequado a cada paciente. Reequilibrar o couro cabeludo significa reduzir a quantidade excessiva de gordura que, em geral, circunda a raiz dos cabelos das pessoas que enfrentam queda acelerada do cabelo.

 

Gordura no couro cabeludo tem que estar na quantidade ideal, para que haja a formação de uma barreira de protecção natural contra a perda de água e o ataque de agentes invasores, como fungos e bactérias.

A gordura em excesso impede a respiração normal do couro cabeludo e está associada a um processo inflamatório que impede o crescimento de fios de cabelos saudáveis.

 

A inflamação crónica do couro cabeludo, aliada ao excesso de gordura, faz com que os cabelos fiquem cada vez mais fracos, curtos, finos, sem cor e com queda acelerada.

Se está com problemas de queda de cabelos, então faça uma boa alimentação e exercícios físicos, já que ajudam a aliviar o stress e auxiliam para uma boa saúde do cabelo.



Sem comentários:

Enviar um comentário